Notícias

 > 08 Março 2005 | Manhã

Uma manhà recheada de componente prÁtica

 

Desde falar em público, a comunicar pela Internet, passando pela televisão e pela imagem perante o público até à resolução de problemas de uma empresa, o ’04 Encontro de Comunicação não descurou a parte prática e realizou cinco workshops.

   A manhã do segundo dia do ’04 Encontro de Comunicação Social, a decorrer desde ontem até ao próximo dia 10 de Março, na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), ficou marcado pelo “transporte de um hipopótamo”.

   No workshop de “Falar em Público”, coordenado pelo professor de expressão dramática, Alexandre Martins – ou Alex, como prefere ser chamado – os participantes tinham um objectivo: aprender a falar em público e ganhar confiança.

   Alexandre Martins iniciou a sessão propondo que os intervenientes conseguissem atingir o que, na sua opinião, são os “alicerces para falar em público: confiança, concentração e observação.” Este workshop iniciou-se com exercícios de descontracção, nos quais os participantes, formados em círculo, tiveram que passar uma caneta fingindo ser um hipopótamo. O principal objectivo deste exercício era o de conseguir olhar nos olhos de cada um sem perder a proximidade e a concentração. Segundo o professor de expressão dramática, “a confiança é fundamental”. Deste modo, a fim de quebrar a barreira que, naturalmente, se cria em relação ao que não se conhece, o coordenador propôs que se jogasse ao jogo do espelho. Este jogo, com o intuito de aumentar o grau de confiança e concentração dos envolvidos, foi na opinião da maioria “difícil, sobretudo por ter de se encarar uma pessoa que mal se conhece, tendo sempre a tendência para fugir”.

   Por sua vez, o workshp “Importância da Imagem”, dirigido por Luís Nunes, docente da ESTA e director da empresa de comunicação NYB, teve como principal objectivo a imagem perante os públicos internos e externos de uma empresa. O coordenador referiu ainda a importância dos códigos corporais e linguísticos como forma de comunicação. Nesta actividade foi também abordada a dicotomia entre a imagem pretendida e a percebida por parte dos vários públicos. Luís Nunes concluiu a sua exposição deixando conselhos práticos para os futuros profissionais desta área: a imagem constitui um factor decisivo para a escolha do consumidor.

   A imagem também foi abordada no âmbito da televisão por Rui Capitão, docente da ESTA e repórter de imagem da RTP, que coordenou o workshop de técnicas de televisão. Explicando as diferenças entre uma imagem informativa e lúdica, o repórter abordou a questão da manipulação: uma imagem informativa deve ser isenta, com o objectivo de dar uma visão o mais fiel possível da realidade. Por outro lado, a imagem lúdica, presente em anúncios publicitários e vídeo-clips, deixa mais liberdade à manipulação. Rui Capitão falou ainda das suas experiências como repórter de imagem, deixando conselhos, não só para quem pretende exercer a profissão, mas também para quem quer tirar uma boa fotografia ou fazer uma boa filmagem.

   Que comunicação fazer quanto as coisas correm mal dentro de uma empresa, foi o principal objectivo do workshop “Comunicação de Crise”, orientado por Paulo Ferreira, docente da ESTA e director adjunto do Jornal de Negócios. Perante uma situação de crise, Paulo Ferreira refere que uma empresa deve sempre vir a público elucidar sobre a problemática, dirigindo a sua comunicação da forma mais aberta e rápida possível.

   A arquitectura da informação on-line também foi tema de workshop neste dia. Raquel Botelho, docente da ESTA e jornalista do DN, explicou os diversos conceitos de jornalismo on-line, bem como as diferenças entre escrever para os meios impressos e on-line. Os participantes desta sessão conheceram esta realidade através de trabalhos práticos.

As diferenças entre uma imagem informativa e uma imagem lúdica foram evidenciadas no workshop de técnicas de televisão

Fotografia: Arquivo
Técnicas de Televisão | Responsável: Rui Capitão

Falar em Público | Responsável: Alexandre Martins

Importância da Imagem | Responsável: Luís Nunes

Jornalismo On-line | Responsável: Raquel Botelho

Comunicação de Crise | Responsável: Paulo Ferreira

 

Carina Vieira
Herlander Santos

Departamento de Comunicação Social |Escola Superior de Tecnologia de Abrantes Rua 17 de Agosto de 1808 | 2200-370 Abrantes
Contacto: Dª Tânia Matos | Tel: 241 379 500 | Fax: 241 361 175 | E-mail:
encontrocs@ipt.pt | Site oficial http://www.esta.ipt.pt/cs/encontro