Notícias

 

 > 10 Março 2005 | Entrevista

“As pessoas perceberam que podem ter voto”

 

Luís Santos é docente da Universidade do Minho. Faz investigação relacionada com o jornalismo on-line e é autor de alguns artigos relacionados com as novas tecnologias. Escreveu, em 2004, um artigo intitulado “A ‘explosão’ dos Weblogs em Portugal: percepções sobre os efeitos do jornalismo”. Foi jornalista profissional na BBC World Service e no Jornal de Notícias. Foi também colaborador na RTP e correspondente do Diário de Notícias em Londres.

 

Após a sua participação no 5º Painel – “Blogues: Credibilidade ou farsa?” – Luís Santos confessa que “os blogues podem até ser passageiros, mas a ideia de uma publicação pessoal não é passageira”. No seu entender, “as pessoas perceberam que podem ter voto e a partir daí não o largaram”. O professor continua: “Imaginemos que daqui por algum tempo vai haver um formato onde posso colocar som, imagem, vídeo, o que quer que seja que a tecnologia me permite fazer. A essência é a mesma: a de que eu posso colocar as coisas que prefiro”.

 

Luís Santos refere ainda que as pessoas podem ser muitas coisas na Blogoesfera e que votam em muitas coisas que não tem de ter significado político. Pode, por exemplo, ter um voto numa música preferida.

 

Perspectivando o futuro, Luís Santos admite a possibilidade de as empresas que, neste momento, alojam blogues em Portugal, como a (weblog.com.pt) de Paulo Querido e que disponibiliza blogues gratuitamente, passem no futuro a cobrar dinheiro pelo alojamento do blogue devido ao aumento da quantidade de dados alojados.

 

Quando interrogado acerca da dificuldade da absorção de demasiada informação, o docente cita o norte-americano, Neil Postman que, em 1996, disse que “nos estamos a informar de morte”. Todavia, Luís Santos é de opinião contrária e considera que o que agora não se faz é só ler um jornal porque nos informamos mais e em mais sítios. E finaliza acautelando “que todos temos de fazer uma selecção e gerir o tempo que temos da melhor forma que pudermos.”

As pessoas podem ser muitas coisas na Blogoesfera

Fotografia: Sofia Ascenso

"os blogues podem até ser passageiros, mas a ideia de uma publicação pessoal não é passageira”

 

João Vieira

Departamento de Comunicação Social |Escola Superior de Tecnologia de Abrantes Rua 17 de Agosto de 1808 | 2200-370 Abrantes
Contacto: Dª Tânia Matos | Tel: 241 379 500 | Fax: 241 361 175 | E-mail:
encontrocs@ipt.pt | Site oficial http://www.esta.ipt.pt/cs/encontro