Notícias

 

 > 10 Março 2005 | Tarde

Os blogues como meio privilegiado de interacção

 

   “Os blogues ainda não são de confiança”. Esta foi a principal ideia que Rui Baptista, jornalista do Público, trouxe ao painel “Blogues: Credibilidade ou farsa?”, no âmbito da ‘04 Encontro de Comunicação da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. “É preciso saber ler blogues, tal como é preciso saber ler jornais”, afirmou Rui Baptista quando questionado sobre o facto de se usar cada vez mais os blogues como fontes de informação. Acrescentou ainda que se deve desconfiar daqueles que dão notícias, e “não dos que fazem reflexões do dia-a-dia”.

   O colaborador do Inimigo Público e um dos pioneiros da “Blogosfera”, lembrou que nos primeiros tempos estes espaços funcionavam como “um campo de batalha ideológica”. Actualmente, alguns deles são usados como “instrumento de poder”, podendo ter consequências na vida das pessoas.

   “O aspecto mais negativo dos blogues é o anonimato”, defendeu Rui Baptista, afirmando que muitas vezes são feitas difamações e, por isso, é necessária “prudência e bom senso”. Apesar disso, o anonimato pode ter um efeito positivo, ao serem denunciados casos que não são do conhecimento geral. “Há muitos jornalistas que escrevem em blogues porque não podem dar as suas opiniões nos jornais onde trabalham”, disse Rui Baptista.

   Por sua vez, Luís Santos, docente na Universidade do Minho e investigador do fenómeno dos blogues, referiu que esta plataforma é uma forma de exercer a cidadania e que o seu crescimento resulta dos espaços deixados pelas estruturas políticas, sociais, mediáticas e comerciais. São um “espaço de ruptura” e de “tertúlias partilhadas, onde nascem ideias originais”.

   A atracção dos blogues “está na sua proximidade” e na sua “interactividade apaixonante”, sustentou Pinheiro Torres, ex-deputado do PSD. Outra das vantagens é o facto de serem “um meio privilegiado de interacção entre a política e os eleitores”, o que permite aos políticos poderem “comunicar aquilo em que acreditam”.
Ana Anes, assessora da Câmara Municipal de Sintra, conta que foi através dos blogues que descobriu que gostava de escrever e que tinha talento. “Abriu-me as portas para a imprensa escrita” – revelou a colaboradora do Independente e do Diário de Notícias. Os blogues proporcionam ainda “um efeito terapêutico”, uma opinião partilhada por Rui Baptista.

   Na opinião da assessora, os blogues podem ser promíscuos, já que “são feitos por pessoas”, com a agravante de não existir nada que regule o seu conteúdo. O mesmo destacou Luís Santos, ao dizer que “os bloguers são como os jornalistas: há uns com ética e credibilidade e outros que fazem da Blogosfera um sítio onde brincam e produzem boatos”.

“O aspecto mais negativo dos blogues é o anonimato”, afirma Rui Baptista

Fotografia: Sofia Ascenso

Rui Baptista |                     amor-e-ocio.blogspot.com

Ana Anes |      aanes.blogspot.com

Pinheiro Torres | blogs.parlamento.pt/ porcausadele/

Luís Santos atrium.weblog.com.pt

 

 

Gabriel Mendes

Departamento de Comunicação Social |Escola Superior de Tecnologia de Abrantes Rua 17 de Agosto de 1808 | 2200-370 Abrantes
Contacto: Dª Tânia Matos | Tel: 241 379 500 | Fax: 241 361 175 | E-mail:
encontrocs@ipt.pt | Site oficial http://www.esta.ipt.pt/cs/encontro