Notícias

 

 >9 Março 2005 |Fim de tarde

O olhar português no Brasil, Alemanha e Lituânia

A troca de culturas, novos conhecimentos e um grande enriquecimento pessoal vieram na bagagem que os intervenientes do “ESTA sem Fronteiras” trouxeram com a experiência de ensino e convívio em outros países: Brasil, Alemanha e Lituânia.

A tarde do terceiro dia do ’04 Encontro de Comunicação terminou, ontem, com uma conversa informal, subordinada ao tema “ESTA sem Fronteiras”. Os quatro oradores, Águeda Varela, Daniel Cruz, Rubina Jassat e Vera Agostinho, perante uma pequena plateia de alunos, falaram das vantagens e desvantagens da sua permanência no estrangeiro. Com um brilho nos olhos e um grande entusiasmo, transmitiram um pouco do que viveram através da exposição de algumas fotografias, que ilustraram esses momentos. 

Vera Agostinho, aluna do 4º ano de Comunicação Social esteve, durante o passado mês de Agosto, na Alemanha. O objectivo passava por enriquecer os seus conhecimentos da língua germânica. Entre várias opções, Passau foi a cidade escolhida pela aluna. Além das aulas, Vera Agostinho teve a oportunidade de fazer viagens de estudo a países fronteiriços, um programa incluído pela Universidade.

Já Daniel Cruz e Rubina Jassat foram para o Brasil, mas para diferentes universidades. “Foi um convívio brutal com a cultura brasileira” – esta é a expressão usada por Daniel, finalista de Comunicação Social, para definir a sua viagem. Na área de ensino afirmou que “estamos a anos-luz” da FUMEC, universidade onde esteve, na cidade de Belo Horizonte, do Estado de Minas Gerais. “A FUMEC tinha meios que nós aqui não temos” – explicou. Daniel acrescentou ainda que a “escola deveria estender o número de vagas” para a realização de intercâmbios como o seu.

Rubina Jassat, recém-licenciada, esteve na cidade de Santa Cruz do Sul, do Estado Rio Grande do Sul. “ O choque não foi muito grande”,  porque a cidade apresenta “mais ou menos” as mesmas características de Abrantes. Para além das más condições meteorológicas iniciais, as dificuldades centraram-se na desorganização do departamento de Comunicação da UNISC – a universidade que frequentou. Em termos académicos não teve a mesma sorte que Daniel. Foi sobretudo o contacto com a diversidade cultural do Rio Grande do Sul o aspecto mais importante da sua estadia.

 Águeda Varela foi quem esteve mais tempo fora de Portugal: fez o programa Erasmus durante seis meses na Lituânia. Gostou da oportunidade e não se arrepende: “Sempre quis viajar, sempre pensei que quando fosse para a universidade queria fazer Erasmus”. A língua era estranha, mas o inglês foi o seu instrumento de apoio. Entre as situações caricatas que viveu, recordou o dia em que o autocarro onde viajava para a escola parou no meio do caminho por ser muito velho, algo que os lituanos encaram como normal.

A experiência foi agradável e todos foram unânimes a aconselhar os alunos a ir além fronteiras assim que tiverem a oportunidade.

O intercâmbio proporcionou aos  alunos da ESTA um enriquecimento pessoal e cultural

Fotografias: Francisco Mendes

“Sempre quis viajar"

 

Sara Moreira | Daniela Areia

Departamento de Comunicação Social |Escola Superior de Tecnologia de Abrantes Rua 17 de Agosto de 1808 | 2200-370 Abrantes
Contacto: Dª Tânia Matos | Tel: 241 379 500 | Fax: 241 361 175 | E-mail:
encontrocs@ipt.pt | Site oficial http://www.esta.ipt.pt/cs/encontro