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CM Abrantes
 

“Sou mais inteligente por ter um saco da FNAC na mão”


O último painel do ’06 encontro de comunicação foi dedicado ao novo conceito de loja de cultura. Rui Pereira, director de marketing e publicidade da FNAC, deslocou-se à ESTA para esclarecer questões relacionadas com o posicionamento estratégico da sua empresa, vista, acima de tudo, como uma empresa cultural.


Com mais de 1500 colaboradores e a trabalhar em nove países, a FNAC nasce em Portugal no ano de 1998. A aposta de criação desta loja no nosso país tendeu a ser complicada, ficando esse facto a dever-se ao medo que a “FNAC mãe francesa” tinha em apostar num país que considerava pouco atractivo. Mas a aposta vingou e hoje expande-se por todo o país.


Não interessava, de acordo com Rui Pereira, “uma loja que fosse igual às outras. Aqui na FNAC, os nossos clientes e visitantes podem ler, ouvir os seus álbuns favoritos sem ter mesmo que os comprar”. O espaço FNAC posiciona-se contra a globalização, os estereótipos e a massificação do pensamento: “É mais fácil encontrar nas nossas lojas todo o tipo de produtos, não só aqueles que são mais populares” - afirma Rui Pereira.

Através de campanhas de abertura, que permitem experimentar tudo sem ter de comprar; campanhas comerciais, onde é feita uma selecção de produtos com a o objectivo de dar mais qualquer coisa ao cliente, e campanhas institucionais, as quais pretendem captar a atenção de novos e antigos clientes, a FNAC lidera o mercado português de vendas.

O director de marketing e publicidade FNAC mostra o seu interessa na divulgação cultural para a qual a sua empresa trabalha todos os dias: “É importante, e não faz sentido, que sejam taxados os mesmos 21% de IVA, num produto como um livro ou um CD, quando estes são cultura".

 
A FNAC tem vindo a aumentar o seu número de clientes. Facto adquirido. De acordo com Rui Pereira, deve-se ao apoio que se faz ao cliente no acto de venda e após venda: “É bom olhar para o consumidor e saber que o podemos ajudar, o que na concorrência, não acontece”. Em relação ao seu espaço Internet, “rapidez, facilidade de pagamento e acompanhamento são três palavras-chave que definem a FNAC on-line" – diz Rui Pereira.


“As pessoas podem folhear, ler e ouvir as suas músicas preferidas sem que ninguém lhes cobre por isso. Formar também é o nosso papel. A FNAC veio trazer o gosto pela leitura, e trazer um saco da loja na mão pode fazer-nos parecer mais inteligentes” – remata o director de Marketing e publicidade FNAC.

  

Liliano Pucarinho

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