NotíciasV EncontroProgramaMensagem do DepartamentoInscriçãoGaleriaContacto
 
Inédia

Público
CM Abrantes
 

Construção de Inquéritos e Análise de Dados e Competências de Empregabilidade e técnicas de procura de emprego

O segundo workshop realizado no âmbito do ’06 Encontro de Comunicação foi o de “Construção de Inquéritos e Análise de Dados”, ministrado por Isabel Pitacas, docente da ESTA. A cumplicidade entre a professora e os alunos é evidente. Estão todos bastante à vontade.

O objectivo era dar a conhecer todos os passos necessários para realizar um inquérito e, posteriormente a análise de dados, nomeadamente através da utilização do programa SPSS (programa específico para tratamento de dados estatísticos aplicado às ciências sociais).

A professora salienta que “para estudar estatística é preciso ter alguma sensibilidade”. Muitas vezes, o objecto de estudo tem a ver com temas delicados que exigem alguma delicadeza no seu tratamento.

Para os participantes, o “workshop foi interessante, mas o tempo foi pouco”. Ou seja, “faltou mais prática”. A mesma ideia é partilhada pela docente: “Podia estar melhor. Foi pouco tempo.”

O último workshop do dia foi dedicado ao tema “Competências de Empregabilidade e Técnicas de Procura de Emprego”, com a formadora Renata Almeida, da UNIVA de Abrantes. O objectivo foi o de ajudar os alunos a responder e procurar anúncios de emprego, a planear a sua carreira, a ser flexível e inovador como “trabalhador do conhecimento” e ainda apresentar o modelo europeu de curriculum vitae.

No workshop foram dadas várias dicas importantes na procura de emprego. A formadora explicou que é necessário adoptar uma postura positiva e dinâmica, realizar uma procura activa e ter uma grande abertura de espírito.

Os alunos mostraram-se interessados e tentavam visualizar na Internet os sites recomendados por Renata Almeida. Eis que uma aluna pergunta à formadora: “Quando num jornal aparece responder para o número cinco deste jornal, o que significa?” A formadora responde de imediato que no destinatário coloca-se: “Ao número cinco e depois o nome do jornal”. Afinal, uma coisa tão simples, às vezes, levanta as suas dúvidas.

 

Catarina Véstia e Maria João Cardador

<<voltar