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CM Abrantes
 

A Motorola como exemplo de marketing estratégico

“Produto certo para o posicionamento certo". Esta foi a principal mensagem que Pedro Reis, director de marketing da Motorola, transmitiu no painel de abertura do segundo dia do ´06 Encontro de Comunicação. Subordinado ao tema «Marketing estratégico dos líderes das comunicações móveis», este painel demonstrou a importância do marketing enquanto um todo integrado onde nada funciona sozinho e a interacção é chave para o sucesso. Pedro Reis apresentou o caso do «Motorola Razr V3» que, segundo este responsável, veio revolucionar o mundo das comunicações móveis e onde a principal missão foi a augmentação do produto. “Esta foi uma verdadeira corrida de fundo onde muitas das vezes é preciso resistência e rever constantemente o plano de marketing”, afirmou o orador. A estratégia seguida foi a conjugação do marketing pró-activo e reactivo, conjugados com a confidencialidade, factor primordial para o sucesso da campanha.

Após a definição do consumidor tipo, a Motorola determinou quatro ideias estruturantes: "ambição", "sucesso", "estilo" e "preocupação com a imagem".

Contrariando as tendências do mercado, a empresa lançou um produto diferenciado e exclusivo. “Queríamos um produto ao qual apenas os eleitos tivessem acesso”. Três anos depois do lançamento, em 2004, este continua a ser um dos maiores êxitos daquela marca de telecomunicação, que conseguiu atingir o objectivo de 12% de market share. Pedro Reis destacou ainda a forte aposta num plano forte de publicidade e numa parceria com o estilista Miguel Vieira, que se tornou embaixador da marca, conseguindo influenciar os opinion makers.

A apresentação serviu para demonstrar, através de um caso prático, como se pode fazer marketing estratégico. Pedro Reis ressalvou, no entanto, que sem dinheiro a tarefa dos responsáveis de marketing fica bastante dificultada e há que reajustar aquilo que é fundamental. “Em marketing não há milagres”, defendeu, alertando para a importância do timing, a par do lado financeiro.

 

Sandra Fernandes

Rafaela Santos

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