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Inédia

Público
CM Abrantes
 

Enquadramento do '06 Encontro de Comunicação

Semana da Comunicação – Da ESTA para o Futuro…

 

Tema: O Poder da Comunicação

 

Enquadramento e Diferenciação

 

A ESTA terá no próximo encontro da comunicação um espaço de oportunidade para se afirmar nos mercados da comunicação, sejam eles ligados ao sector da informação, da publicidade ou das restantes disciplinas da comunicação.

Actualmente, as  instiuições de ensino superior têm o papel fundamental de aproximar os alunos às realidades envolventes, colocando-os no mercado de trabalho, prontos a responder às necessidades.

A ESTA como parte integrante de todo este processo de formação superior deverá criar uma rede de conhecimento diferenciador com os mercados, envolvendo todos os seus alunos, professores e parceiros, procurando no mercado, soluções inovadoras de valor acrescido – uma relação próxima e complementar.

O mercado nacional da comunicação é exigente e cheio de particularidades, o contacto directo com os agentes activos permite a criação de bases de desenvolvimento sustentável para a sobrevivência das pequenas aldeias globais e dos micro-climas financeiros, das pequenas e médias empresas, onde os nossos alunos irão ser integrados. À ESTA, cabe a integração directa de agentes capazes de implementar o conhecimento nesses micro-climas.

As grandes marcas procuram espaços no mercado, ainda por ocupar, criando produtos com valores de diferenciação e exigindo a todos os profissionais da comunicação, rigor e dinamismo neste processo de intervenção.

O poder da comunicação revela-se na diferença, na qualidade, no empreendorismo e na inovação.

Os meios de comunicação nas suas mais diversas expressões e formas acompanham as tendências, apresentando produtos mais atarentes ao mercado, aperfeiçoando os formatos, as linguagens e os conteúdos, aliando a imagem, ao conhecimento e à palavra.

Para que todo este processo seja completo e interactivo será necessária a participação das principais entidades que fazem desta área da comunicação, um mundo fascinante de ideias, da gestão de informação, de estratégias, que ditam modas e que dão nome às necessidades, gerando os ciclos do poder do conhecimento.

 

A semana da comunicação deverá seguir uma linha de comunicação actual, baseada no mundo real, na necessidade de reiventar as marcas, criando novos ciclos de produto, reposicionando-os de acordo com as necessidades e tendências. Esta será uma lei de Darwin aplicada à comunicação… A lei da sobrevivência dos mercados da comunicação e a  sua selecção natural.

Seja qual  for a forma de comunicação, a sua base terá sempre o mesmo fundamento, gerar uma notícia, ou gerar o conhecimento de uma marca … E todo este processo gera tendências, conflitos, entendimentos e políticas estratégicas diferenciadas, que culminam com o sucesso dos produtos jornalísticos e das marcas.

Todo este alinhamento deverá ter sempre presente a definição  dos Públicos-alvo, sugerindo acções que vão ao encontro das suas necessidades e dos seus objectivos.

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