Comunicações Livres

O fim do primeiro dia do 05 Encontro de Comunicação da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) foi marcado pela apresentação de vários projectos académicos, englobados no âmbito das “Comunicações Livres”. “Quando não conhecemos o destino, todos os caminhos estão errados”. Esta foi uma das afirmações de Pedro César, licenciado pela ESTA, durante a apresentação da sua monografia sobre o tema “Psicologia Comportamental de Consumo”. Numa sociedade cada vez mais consumista, as empresas têm necessidade de conhecer muito bem os desejos e as preferências dos clientes, de forma a satisfazê-los. Sílvio Brito, docente do Instituto Politécnico de Tomar, debruçou-se sobre a questão “Como gerar atitudes de melhoria de comunicação numa organização”, evidenciando a importância do trabalho em equipa: “Toda a gente tem que conhecer os locais e a área de negócio da sua empresa, até a empregada de limpeza”. O projecto InterCom foi apresentado por Susana Pinto, representante do ISCAP, uma escola do Instituto Politécnico do Porto, englobado na temática “Comunicação Internacional”. Este realça a importância da imagem para uma empresa que tem como frontline o seu assessor. A objectividade como ritual estratégico foi um assunto abordado por Alexandra Reis, licenciada pela ESTA, pegando num caso real, o tratamento noticioso do caso Casa Pia. Conclui que “uma notícia é um artefacto linguístico que representa determinados aspectos da realidade”. As “Comunicações Livres” contaram, pela primeira vez, com a colaboração de pessoas externas à ESTA. Daniela Costa e Cristina Santos
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