“Os jornalistas são viciados em novidade”
05’ Encontro de Comunicação debate Marketing Politico e Jornalismo de Causas
O dirigente do Bloco de Esquerda, Daniel Oliveira, considera que é um erro pensar que o Marketing Político é que ganha eleições. “Esta é apenas uma parte da estratégia política direccionado para o combate e não exclusivamente para a vitória”. O bloquista considera que “os jornalistas são viciados em novidade, sem memória política e deslumbrados pelo poder”. A relação estreita que se vive entre políticos e media foi ontem discutida no 05’ Encontro de Comunicação da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), num painel dedicado ao “Marketing Político”. José Diogo, director-geral da agência Agenda-Setting, alertou para a necessidade de se praticar mais Marketing Político e menos Marketing Eleitoral. “Os políticos têm a obrigação de explicar às pessoas o que estão a fazer ao longo do seu mandato e não apenas quando se querem reeleger”. Durante o painel dedicado ao “Jornalismo de Causas”, Henrique Botequilha deixou o seu testemunho como enviado especial da Visão a Timor, no seu percurso de independência, entre 1999 e 2002. O jornalista considera que “apesar dos limites éticos, é importante que o jornalista não deixe que estes lhe silenciem o direito que qualquer cidadão tem: o de se indignar e denunciar”. Jorge Oliveira, presidente do Espaço T, uma associação que se dedica à integração social através da manifestação artística, considera que o apoio da imprensa tem sido essencial no desenvolvimento deste projecto. O 05’ Encontro de Comunicação, englobado na Festa da Ciência, Cultura e Tecnologia, promovida pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT), contou com a presença de Eduardo Prado Coelho na palestra de abertura. O escritor esboçou o percurso da comunicação, desde a carta à Internet e evidenciou o papel das novas tecnologias que trouxeram, no seu entender, uma nova pragmática da comunicação. A mudança do panorama da imprensa regional, assim como o impacto que a ESTA está a ter nos órgãos de comunicação social foram temas focados por António Pires da Silva, Presidente do Instituto Politécnico de Tomar e também por Nelson de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes. “Uma boa parte do futuro da comunicação social passa por esta escola”, frisou o autarca, referindo que a imprensa regional fica mais rica, mais competitiva e melhor qualificada através de parcerias com a ESTA. Vera Agostinho com Ana Batim, Fabiana Socorro, André Canoa, Margarida Santos, Charlene Izaque e Francisco Mendes
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